Banners menino

A importância do Assistente Social

Not cia 1

Evento discute o papel do profissional de assistência social

 

Em comemoração do Dia do Assistente Social, a Secretaria de Assistência Social do município de Duque de Caxias realizou, no dia 14 de maio, o evento: “A interface do papel do Assistente Social nas instituições da sociedade civil e a política de assistência social: fortalecimento do SUAS”. Com objetivo de discutir e trocas experiências sobre a temática, o encontro reuniu o secretário de Assistência Social, conselho de Assistência Social, Subsecretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, presidente do conselho de Assistência Social e Direitos Humanos, diretora da Proteção Básica, diretora da Proteção Especial, a Terra dos Homens, o Lar Fabiano de Cristo e outras instituições.

Durante o evento, houve o esclarecimento de quem é o Assistente Social, como um profissional de nível superior, regulamentado pela lei 8.662.93, código de ética de 93 e suas atribuições privativas. Da mesma forma, os representante abordaram a importância da produção do assistente social em relação à pesquisa, para conhecimento do público atendido. Bem como, trouxeram a pauta as competências profissionais do assistente social. Para finalizar o encontro, discutiram sobre a importância do estudo da realidade do território de Duque de Caxias, a realização de capacitação para a cidadania, articulação do governo e da sociedade civil organizada.

“A participação no evento foi de suma importância para conhecer as assistentes sociais e a rede local que atuam em Duque de Caxias. O evento foi importante para a categoria pois foi abordado quem é esse profissional de Serviço Social e o que ele faz e as atribuições privativas do mesmo, trazendo mais conhecimentos para área.”, relatou Mariana Mota, assistente social da Terra dos Homens.