Banners menino

Participação familiar

17203535 1230341210395471 1689524845 n

Entusiasmo e novas descobertas marcam o início do Grupo de Gestantes

Com objetivo de contribuir para os cuidados com a primeira infância, despertando as responsabilidades maternais e parentais com as famílias da favela da Mangueirinha, a Terra dos Homens, através do Programa Raízes Locais, realiza Grupos de Gestantes anuais, com encontros semanais. No dia 07 de fevereiro, teve início de mais um Grupo com a participação de 9 futuras mamães.

Durante o encontro, a equipe da Terra dos Homens apresentou ao grupo os módulos que serão trabalhados durante o ano. Do mesmo modo os profissionais enfatizaram a importância das contribuições das integrantes com suas experiências, dúvidas e opiniões para a proposta de trabalho. Diante disto, houve a construção do contrato de convivência, construído pelas próprias gestantes com pontos importantes, como: “O que é importante para convivência no grupo?”; “O que posso fazer para que isso aconteça?”; “O que não quero que faça parte deste processo?”. Logo após, os profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) - orientaram sobre e o cadastro único e sua importância.

“Observamos que as participantes ficaram muito empolgadas com a proposta de trabalho e saíram dizendo que convidariam suas colegas gestantes para fazer parte deste grupo. Com objetivo de encaminhamentos para as demandas apresentadas pelos participantes do projeto firmamos uma parceria com a coordenação e a equipe do CRAS (rede local).”, disse Elizabeth Aparecida, assistente social.

O Grupo de Gestantes incentiva uma discussão participativa das jovens, possibilitando a troca de experiências num espaço de discussões e reflexões acerca dos assuntos referentes à gestação. Os temas dos encontros serão debatidos de acordo com as necessidades expostas durante as reuniões. A parte fundamental do projeto é estabelecer o vínculo da família (mãe e pai) com o bebê.