Banners menino

II Torneio de Futebol do Artilheiros da Paz

13

Projeto promove atividades de inclusão social na comunidade da Mangueirinha

O II Torneio de Futebol para Impacto Social do projeto Artilheiros da Paz, realizado pela Terra dos Homens, através do Programa Raízes Locais, em parceria com a ChildReach, reuniu mais de 25 crianças e adolescentes. Os jogos foram marcados por um show de bola, com diversos dribles e gols, mostrando o resultado do trabalho realizado com crianças e adolescentes da comunidade da Mangueirinha, em Duque de Caxias. A ação aconteceu no dia 18 de fevereiro, na quadra da Escola Municipal Zilla Junger.

“Faz pouco tempo que participo da atividade. Vejo que desde que entrei algumas coisas mudaram. Aqui tenho mais oportunidades para jogar. Hoje, a Samira jogou comigo, me senti bem e ainda ganhamos de alguns meninos”, contou J. L., 15 anos.

O projeto utiliza o esporte para a redução da violência e inclusão social de crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos. Através dos treinos voltados para o impacto social, a Terra dos Homens promove saúde e bem-estar, equidade de gênero, resolução de conflitos, melhoria no desempenho escolar e cultura de paz, ao mostrar que não existe só violência na comunidade.

“Acho que não tem nada haver separar meninas de meninos para jogar. Tem umas meninas que gostam muito de jogar, mas não tem oportunidade. Aqui os meninos me tratam igual, acho isso muito legal.” – Samira, x anos.

Para F.V, 9 anos, o torneio foi uma oportunidade de desenvolver habilidades esportivas e trazer as meninas para o ambiente do futebol. “Achei o torneio muito legal. É muito bom jogar e brincar com as meninas. Pra mim isso é normal, sempre brinco com as meninas da minha rua também”.