Banners menino

Visita ao Museu da Seleção Brasileira

Dsc 0104

Tarde de aprendizado sobre o futebol brasileiro

Um encontro de emoções e descobertas, assim foi o dia 30 de janeiro para 54 crianças do Projeto Artilheiros da Paz – desenvolvido pela Terra dos Homens em parceria com a ChildReach, por meio do Programa Raízes Locais (PRL) em Duque de Caxias.  O passeio interativo ao Museu da Seleção Brasileira, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Barra da Tijuca, proporcionou o conhecimento de 100 anos de história da seleção.

A proposta do passeio foi levar as crianças para um espaço aonde elas pudessem ter acesso a algo ligado ao futebol fora da comunidade. Nada melhor do que um espaço com troféus, fotos, imagens e tecnologia de última geração que contam a história da nossa Seleção Canarinho.

Logo no início da visita, as crianças assistiram a um vídeo com imagens e recortes de diferentes épocas da seleção. Dentre os destaques estão imagens dos grandes títulos do Brasil, como as cinco Copas do Mundo e também as derrotas históricas, como o “Maracanaço”.  

Com uma estrutura super tecnológica, o museu contou a história dos jogadores através de telas interativas e de uma linha cronológica com fatos curiosos. Durante a visita, o grupo também pôde ouvir as narrações de gols do Brasil, em competições e partidas amistosas, desde 1919 até os dias de hoje. Entre as principais atrações do local estão os cinco troféus conquistados pela Seleção nas Copas do Mundo de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. A sala “CBF Immerse” foi o que mais chamou a atenção das crianças, pois elas puderam se sentir dentro do estádio de futebol, cantar o hino, entre outras situações.

O passeio superou todas as expectativas das crianças. “O passeio foi muito legal. Amei, né?! Ver os troféus, as bolas, os óculos...amei tudo. Foi nota 10. O melhor passeio do mundo.”, disse a menina M.S., 7 anos.  Para J.L de 9 anos, a tarde de aprendizado valeu a pena. “Aprendi muitas coisas hoje. Vi que não sabia quase nada de futebol. Adorei esse passeio.”