Banners menino

1º Encontro Diálogos sobre Responsabilidade Social Empresarial

Dsc09697

A Responsabilidade Social Empresarial no Brasil Hoje: Novas Ideias, Novas Práticas

No dia 20 de maio, a Terra dos Homens, em parceria com a Rede ACOOR, realizou o 1º Encontro “Diálogos sobre Responsabilidade Social Empresarial – A Responsabilidade Social Empresarial no Brasil Hoje: Novas Ideias, Novas Práticas”, no Novotel – Santos Dumont – Rio de Janeiro.

O evento reuniu 45 pessoas, entre empresários, profissionais da área de responsabilidade social e trabalhadores sociais. O objetivo foi debater experiências bem sucedidas de investimento social empresarial no país, compreender as mudanças que têm ocorrido nessa área, e possibilitar a troca de experiências e interlocução dos palestrantes com o público.

A palestra de Simone Rocha, consultora em Direitos Humanos e Empresa, abordou a “Participação Empresarial na Área de Direitos Humanos”. Com o objetivo de apresentar a evolução da agenda dos direitos humanos no universo corporativo, a consultora ministrou sobre o significado do termo Direitos Humanos e a importância de uma visão preventiva na área empresarial.

Ainda na parte da manhã, Maria Emília Medeiros, da Itaipu Binacional, palestrou sobre os “Diálogos entre Empresa, Governo e Organização da Sociedade Civil: Distintos Papéis”. A partir de programas e projetos financiados pela Itaipu, a profissional trouxe uma abordagem de articulação dos programas, políticas públicas governamentais e iniciativas locais para a promoção de ações e campanhas de defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente.

A fim de mostrar “O Papel da Responsabilidade Social Empresarial na Comunidade”, Alda Amaral, gerente de marketing do Grupo Mil, contou as experiências nesse campo a partir da participação no projeto “Redes Corporativas de Enfrentamento à Exploração Sexual” realizado pela Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH), com financiamento da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH). Com isso, demonstrou a capacidade de compreender e incorporar de forma progressiva o conceito do comportamento empresarial socialmente responsável.

Para finalizar o evento, Jalusa Arruda, advogada e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), trouxe o debate sobre a “Responsabilidade Social no Enfrentamento a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Durante a palestra, a doutora apresentou conceitos sobre a exploração sexual, a desigualdade estrutural da sociedade brasileira – que segundo a palestrante não é constituída apenas pela dominação de classe, existem 4 categorias sociais fundantes (como a sociedade se organiza), sendo: classe, gênero, raça/etnia e geração.

Na abrangência do tema, Jalusa destacou a pesquisa do Projeto Mapear, realizada pela Polícia Rodoviária Federal, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Childhood Brasil, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Ministério Público do Trabalho. A conclusão dessa pesquisa é um mapeamento dos pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais brasileiras.

O 1º Encontro “Diálogos sobre Responsabilidade Social Empresarial – A Responsabilidade Social Empresarial no Brasil Hoje: Novas Ideias, Novas Práticas” proporcionou uma troca de experiências dos palestrantes com diferentes instituições a fim de identificar formas inovadoras e eficazes da atuação da empresa em parceria com as comunidades na construção do bem-estar comum.