Banners menino

Informação e preparação

Img 7976

Terra dos Homens realiza palestras para esclarecer mulheres do Grupo de Gestantes

Para informar as gestantes sobre amamentação e sobre o processo do parto e pós-parto, a Terra dos Homens, através do Programa Raízes Locais (PRL), realizou atividades para o esclarecimento do Grupo de Gestantes*. O encontro reuniu mais de 27 participantes na sede do PRL, Duque de Caxias/RJ.

No dia 7 de junho, Monique Rangel, pedagoga da Terra dos Homens, palestrou sobre amamentação. Durante a atividade, as gestantes receberam informações sobre mitos e verdades e estabeleceram um debate sobre o tema. Monique reforçou a importância da amamentação para o desenvolvimento e nutrição do bebê e especificou os malefícios da não amamentação. A pedagoga frisou o custo financeiro baixo e outras vantagens.

No decorrer da palestra, Monique demonstrou as técnicas para ordenha manual e formas de guardar e utilizar o leite materno fora do peito. A profissional ainda alertou sobre o cuidado que as gestantes devem ter com possíveis alergias apresentadas pelos bebês, que podem ter relação ao leite. Por fim, ensinou formas de tratar possíveis ferimentos decorrentes da amamentação.

Já no dia 17 de junho, Claudia Amaral, assistente social da Terra dos Homens, ministrou a palestra sobre pré-parto, parto e pós-parto, bem como as diferenças entre parto humanizado e cesárea.

A palestrante falou sobre os momentos do pré-parto, preparações que as gestantes devem ter, dores e contrações. Após discursou sobre o parto no hospital, especificando a diferença entre os dois tipos de parto e frisou os direitos das gestantes na hora do parto e importância delas conheceram esses direitos para prevenção de violência obstétrica que ocorrem em hospitais públicos. Para finalizar a atividade, Claudia abordou os cuidados com o pós-parto, bem como precaução que a gestante deve ter para não engravidar de novo e se recuperar de todo o processo da gestação.

*O que é o Grupo de Gestantes?
O Grupo de Gestantes é uma importante ferramenta na vida das futuras mães da comunidade da Mangueirinha, pois é um ambiente para compartilhar as vivências, expectativas, temores e dúvidas que fazem parte da gravidez. Além de contribuir na valorização da autoestima das gestantes.