Banners menino

Reunião aborda cuidado nas relações familiares

Images  1

Projeto da Terra dos Homens, na Maré, discute a importância do diálogo entre pais e filhos

No dia 27 de junho, a Terra dos Homens realizou o 2º Encontro do grupo de famílias do projeto Meu Lar, Minha História – financiado pela RETRAK. A reunião foi realizada na sede da ONG Redes de Desenvolvimento da Maré, na Nova Holanda, Complexo da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro, teve o objetivo de trabalhar coletivamente as questões apresentadas pelas famílias, apostando no grupo como ferramenta potente de transformação e fortalecimento dos vínculos familiares.

Durante o encontro, foram abordadas questões sobre a promoção do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Por isso, os profissionais presentes trabalharam com atenção as relações familiares. O encontro mostrou a importância do diálogo entre filhos e responsáveis para um entendimento na família e respeito mútuo.

“O grupo de famílias é muito importante, pois podemos ver quando os responsáveis das crianças e adolescentes vem e ali podem falar sobre suas dificuldades, angústias, tristezas e também potências, aos poucos podem perceber que não estão sozinhos nesse cuidado, que podem contar conosco como profissionais, assim como com outros pais e mães, vendo que não são os únicos a passarem pelas dificuldades de criar e educar filhos. O espaço de fala também é importante porque também potencializa a autonomia, possibilitando o empoderamento deles, fazendo com que assim também possam cuidar deles mesmos, e não só dos filhos, o que muitas vezes acontece. A reunião teve um ótimo retorno, os responsáveis presentes nos agradeceram muito depois, disseram como foi importante falarem de seus problemas, disseram se sentirem acolhidos e cuidados, por nós e pelos outros pais presentes.”, disse o psicólogo Thiago Colmenero.