Banners menino

CURSO APROFUNDADO Trabalho Social com Famílias no Paradigma Sistêmico - Os Recursos do Profissional e da Família

Chamada

O curso aprofundado Trabalho Social com Famílias no Paradigma Sistêmico - Os Recursos do Profissional e da Família da Terra dos Homens visa capacitar profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos de crianças e adolescentes – gestores de instituições de acolhimento, psicólogos, assistentes sociais, educadores, membros do judiciário, conselheiros tutelares e pedagogos, entre outros que já tenham participado do curso regular da Terra dos Homens ou possuam algum conhecimento básico da Teoria Sistêmica. As aulas terão início em 31 de março de 2017.

 

O curso é composto por quatro módulos, propõe ação de capacitação de 80 horas, que acontecerá de março a dezembro, com encontros mensais, no Rio de Janeiro.

 

De acordo com a coordenadora Valéria Brahim, o curso aprofundado foi pensado em resposta a demanda formulada por muitos dos profissionais que participaram das dezessete edições de nosso curso regular “para dar continuidade e aprofundamento das questões sistêmicas no trabalho com famílias”, comenta Valéria.

 

Os interessados em participar da primeira edição do curso aprofundado precisam agendar entrevista de seleção e, no ato da entrevista, apresentar currículo resumido, foto 3×4 e pagar taxa de inscrição no valor de R$50,00. O Investimento mensal é de R$ 170,00, com material didático incluso. Inscrições até 24 de março.

 

Datas: 31 de março / 28 de abril / 19 de maio / 23 de junho / 21 de julho / 18 de agosto / 22 de setembro /20 de outubro /

17 de novembro / 08 de dezembro.

Carga horária: 80 horas.

Horário: das 8h30m às 17h

Local: Centro - Rio de Janeiro/RJ

Coordenação: Valéria Brahim

Corpo Docente: Equipe da Terra dos Homens e profissionais convidados da área social.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

Módulo I:

- Epistemologia; fundamentos e história da terapia sistêmica, escolas e autores;

- Teoria da cibernética de 1ª e 2ª ordem.

 

Módulo II:

- Constituição das famílias brasileiras contemporâneas;

- Ciclo individual e familiar em diferentes tipologias familiares.

 

Módulo III:

- Principais técnicas e estratégicas sistêmicas com os diversos tipos de família

  • A implicação do profissional;
  • Ferramentas metodológicas (Mapa da Rede, Genograma e Ecomapa);
  • Perguntas norteadoras.

 

Módulo IV:

  • Temas transversais ao trabalho social com famílias, tais como: acolhimento institucional; acolhimento familiar; medidas socioeducativas; dependência; situação de rua; reintegração familiar; desenvolvimento comunitário e a fins;
  • Workshop de conclusão: Apresentação de trabalho de todos os alunos.

 

Metodologia:

Aulas teóricas - Discussão de textos, apresentação e debate de vídeos, aulas expositivas, dinâmicas e trabalhos em grupo.

Aulas práticas e vivenciais - Simulações (roleplaying) e discussão de casos.

Trabalho de “self” do profissional (Família de Origem e Família Atual) – Dramatizações e treinamento de técnicas de intervenção.

 

Atenção: Vagas limitadas